x
Voltar à Culinaria

BATATAS GRATINADAS

Experimente esta receita deliciosa e surpreenda os seus convidados: uma combinação perfeita de batata e queijo, com uma textura cremosa e um sabor incrível.

 

Experimente esta receita fácil de preparar; as batatas e o queijo alcançam uma textura cremosa e um sabor incrível, ideal para acompanhar as suas carnes.

 

Duração: 30 minutos | Calorias: 237 |  serve para 4 pessoas

 

Ingredientes

  • 3 batatas grandes
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de chá de alho
  • 60 g de queijo parmesão, queijo cheddar ou mussarela

 

Nota: a quantidade de calorias pode variar de acordo com a preparação ou os ingredientes.

 

SCOTT®DURAMAX Pano de Chão
É essencial para a manutenção da sua casa, proporcionando uma limpeza excepcional de todos os tipos de superfícies.Mais informaçãoOnde comprar

Modo de preparo

1. A primeira coisa que vamos fazer é lavar as batatas. Em seguida vamos cozinhá-las. Elas devem ser fervidas de 15 a 20 minutos, até que estejam cozidas e levemente macias. Para que cozinhem mais rápido, recomenda-se cortá-las ao meio e ter em mente que, para essa receita, precisamos apenas amaciá-las levemente, e não deixá-las como purê. Quando estiverem prontas, retire do fogo, escorra e corte em fatias. Enquanto as batatas cozinham, utilize o tempo para preparar os outros ingredientes.
2. Unte com manteiga um recipiente médio e aproveite para espalhar por toda a base um pouco de molho de alho para realçar o sabor. Reserve. Misture a manteiga derretida com mais um pouco de molho de alho. Recomendamos uma colher de chá de molho de alho em cada uma dessas etapas, mas a quantidade é a gosto. Reserve esta manteiga de alho. Preaqueça o forno a 200 °C.
3. Tempere o creme de leite com sal e pimenta a gosto. Com todos os processos já prontos, é hora de preparar as batatas gratinadas. Pegue o recipiente previamente untado e coloque os ingredientes em camadas. Comece com uma camada de batatas fatiadas, depois um pouco de manteiga de alho e, finalmente, o creme. Vá repetindo o processo até terminar todos os ingredientes. Lembre-se de terminar com uma camada de creme. Após colocar todas as camadas, espalhe o queijo parmesão por toda a superfície e leve para o forno.
4.  Asse as batatas no forno até que o queijo esteja gratinado, aproximadamente de 15 a 20 minutos, fique atento. É melhor usar queijo parmesão, mas você pode usar qualquer outro de sua preferência. O ideal é que seja um queijo que derreta no calor e possa formar uma camada crocante. Quando você vir uma camada de ouro, o gratinado de batata estará pronto. Bom proveito! Você pode servir essas deliciosas batatas gratinadas com um toque de salsa fresca e apresentar como guarnição para outros pratos, como carne desfiada ou frango assado, ou como acompanhamento do peru recheado no Natal. As batatas gratinadas são a opção ideal também para as crianças da casa pelo seu sabor suave, eles vão adorar

Talvez você possa se interessar por essas dicas que separamos